• Doctor Sleep

Como aliviar dores de coluna?

Dores na coluna afetam mais de 36% da população brasileira e influencia diretamente nas atividades cotidianas.

Sentir dor é algo terrível, ainda mais na coluna, pois nos limita a uma série de atividades do dia a dia, afetando nosso humor.

Para aliviar aquela dorzinha que chegou sem avisar, um método bom é deitar-se de barriga para cima, com as pernas apoiadas em almofadas e fazer compressas mornas na região da dor por cerca de 20 minutos. Isso irá ajudar os músculos a relaxar, aliviando a dor em pouco tempo.

Há também, quem opte pelas alternativas abaixo, quando a dor persiste:

• Remédios: Dentre os variados remédios que existem para dor, temos as pomadas, que costumam ser úteis para combater os sintomas e proporcionar alívio. São facilmente encontradas em farmácias e o próprio farmacêutico costuma indica-las. E também temos os analgésicos e anti-inflamatórios, indicados para dores intensas, mas que devem ser receitados e orientados pelo médico ortopedista conforme o caso.

• Fisioterapia: a fisioterapia possui excelente taxa de resposta no alívio da dor, além de tratar os problemas da coluna, pois sua causa é direcionada. Manter um ritmo de sessões ajuda a controlar os sintomas.

• Alongamento: alongas os músculos ajudam a aliviar as dores, mas devem ser orientadas por um profissional fisioterapeuta.

• Acupuntura: as sessões aliviam bastante as dores nas costas, mas não devem ser o único recurso para o combate às dores.

Quando ir no médico?

A consulta com um ortopedista é aconselhada quando a pessoa sente dor na coluna que irradia para outras áreas do corpo, tem sensação de formigamento ou de falta de força. O médico deverá solicitar exames de imagem da coluna como raio x ou ressonância magnética e depois de ver os resultados decidir pelo melhor tratamento. Alguns casos devem ser tratados com fisioterapia e os casos mais graves podem necessitar de cirurgia.

Fonte: Portal Tua Saúde