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As fases do sono

As fases do sono são divididas em 4 estágios e o estágio mais profundo, que é conhecido como o sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos)

Estágio 01: O sono é tão leve, que fica fácil ser acordado nessa fase do sono. Todos os movimentos corporais ficam desacelerados e pode ocorrer espasmos musculares.

Estágio 02: Nessa fase do sono, os músculos começam a relaxar, o ritmo cardíaco diminui e a temperatura corporal cai.

Estágio 03: Inicia-se um sono mais profundo, mais difícil de acordar. A respiração fica mais lenta. Ser acordado desse estágio pode causar desorientação e fraqueza.

Estágio 04: Pode-se dizer que é a segunda parte do sono profundo, sendo bem difícil ser acordado nessa fase. Aqui, inicia-se os sonhos. Esta etapa é tão importante quanto à anterior para ter um sono revigorante.

Sono REM: É o sono restaurador, onde os sonhos já são mais profundos, a respiração é irregular e rápida e o movimento dos olhos torna-se acelerado, devido à atividade cerebral.


Ter uma boa noite de sono é o que vai garantir uma vida mais saudável, física e emocionalmente. Por isso, fique atento ao seu colchão e travesseiros, além do modo como você dorme. Não deixe os problemas diários dormirem com você. Use seu quarto para descansar e repousar. Sua saúde merece atenção.